quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Apatia eleitoral?

Este gráfico mostra Portugal como uma democracia derrotada antes de ser.

Por enquanto são só palpites

As sondagens até agora publicadas não questionaram os eleitores sobre a sua disponibilidade para votarem nas próximas eleições. Entretiveram-se com o exercício da sondagem como propaganda vazia do regime. Prevendo este mau serviço, decidimos levar a cabo um pequeno inquérito no universo motivado do Facebook, e o resultado quanto a intenções de voto nas autárquicas foi este:

Votam 102 (73,38%)
Não votam 27 (19,42%)
Talvez votem 9 (6,47%)
Não sabem se votam 1 (0,72%)


— número de pessoas que responderam: 139

Se estes resultados forem sintomáticos, então as próximas eleições estão a despertar mais interesse do que se poderia imaginar a partir das acusações que chovem diariamente sobre o regime. Se estes resultados vierem a confirmar-se, ou seja, se houver menos abstenção do que a tendência revelada no quadro da OCDE sobre a apatia eleitoral galopante em países como a Coreia, os Estados Unidos e Portugal, então teremos que concluir que a sociedade portuguesa tenciona dar a conhecer o seu estado de alma e desespero em 29 de setembro.

Talvez Pedro Magalhães nos pudesse explicar que implicações eleitorais poderá ter uma queda da abstenção nas próximas eleições.

António Cerveira Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário