terça-feira, 2 de julho de 2013

Aguente-se!


Passos Coelho não se demite. Paulo Portas sai mal na fotografia. É preciso calcular desde já o preço do abandono oportunista do chefe do CDS!

O filme desde Domingo...


Sábado 6 julho 2013

19:38. O patrão do CDS é que é o presidente da junta. Já sabíamos.
Paulo Portas não vai poder, a partir das 19.30 do dia 6 de julho de 2013, imputar culpas a mais ninguém se não a si próprio e aos taxistas do CDS pelo descalabro do país. Vamos todos estar muito atentos ao famoso crescimento, anotando minuciosamente tudo o que tenha que ver com os grupos BES e Mello, e com sobreiros!


15:30 Passos Coelho e Portas mandam dizer que farão uma declaração conjunta ao país às 19:30.

Sexta-Feira 5 julho 2013

22:30 Passos Coelho e Paulo Portas, depois de Portas ter causado um irreparável rombo à credibilidade deste governo indigente e irresponsável, anunciam amanhã ao país que afinal foi tudo um mal-entendido, e que, uma vez promovido Portas a vice primeiro-ministro, o governo retoma o caminho do precipício.

Quinta-Feira 4 julho 2013

9:22. “Álvaro pode sair, Maria Luís fica” — Expresso.

É intolerável que se atire um país para o abismo porque um idiota qualquer do CDS, e empregado de algum rendeiro-mor do regime, quer telefonar ao pai a dizer que é ministro!


8:46. Bolsas europeias e PSI20 abrem no verde. É a hora dos saldos depois do banho de sangue que varreu ontem as praças europeias e em particular Lisboa. Veremos o que dá a reunião entre Passos Coelho o Kamikase Portas! 

Quarta-Feira 3 julho 2013

23:57. A saída de Portas do governo e da direção do CDS/PP, depois do seu criminoso comportamento nas últimas 48 horas, é a única solução que convém ao PSD, ao CDS/PP e ao país.

Público: O CDS mandatou o líder do partido, Paulo Portas, para renegociar o acordo de coligação com o PSD. Esta foi a principal conclusão da reunião da Comissão Executiva do partido.


No fim da reunião, Luís Queiró reiterou que decisão de Paulo Portas em se demitir tem uma "natureza irrevogável", usando a mesma expressão que Portas no comunicado em que anunciou a sua demissão do Governo.


Foi também revelado que os restantes ministros do CDS continuam no Governo.


Durante a tarde, em Berlim, onde participou numa cimeira europeia, Passos responsabilizou Portas pela crise política, mas afirmou acreditar que a crise se ia resolver. Ou seja que haveria novo acordo com o CDS.


21:19. Portas e Passos Coelho reunidos em São Bento. Só há uma solução: correr com Paulo Portas do governo, já!

20:30. Vendas a descoberto proibidas amanhã (4-7-2013) para os títulos do Banif, BCP, BES e Sonae Indústria. Controlo de capitais a caminho?

É bem possível que esteja já em curso uma fuga eletrónica de capitais em massa. Para onde? Muito possivelmente, para a Alemanha, Suíça e Reino Unido. O governador do Banco de Portugal está avisado, se é que ninguém o avisou antes...


19:09. Portas mandatado pelo CDS para negociar coligação com Passos Coelho — Público.
A parte gaga de Paulo Portas custou a Portugal milhares de milhões de euros. É preciso perguntar-lhe se tem dinheiro para desembolsar ! 

18:15. Bolsa nacional fecha com maior queda desde Abril de 2010. Banca afunda mais de 10% — JNegócios.
O maquiavelismo de Paulo Portas custou à bolsa portuguesa, só no dia de hoje, DOIS MIL MILHÕES DE EUROS.
A brincadeira da sua demissão inopinada custou aos bancos portugueses 400 MILHÕES DE EUROS. É caso para dizer que tão cedo escusa de lhes bater à porta. Entretanto, os títulos da dívida soberana portuguesa degradaram-se para níveis imediatamente anteriores ao resgate e, se não for travada imediatamente, conduzirá de novo Portugal ao lixo :(
 

A Oposição, toda a Oposição, partidária, corporativa e institucional é diretamente responsável pelo agravamento inesperado da crise. É preciso castigá-la nas próximas eleições autárquicas: não votando, votando em branco ou votando em alternativas independentes credíveis. Nestes partidos é que não!

17:39. "Saída de Portas do CDS pode evitar eleições.
CDS disposto a deixar cair Portas para manter coligação e Governo. Nuno Melo ou Luís Queiró podem ser os próximos líderes do partido — JNegócios.
Se tudo isto não tiver passado de mais uma manobra maquiavélica de Paulo Portas, pensando num regresso em 2015, é bom que emigre mesmo para a Venezuela, quanto antes! 

16:59. Passos: “Portugueses estão mais assustados com a possibilidade de eleições do que com o programa de assistência”.
Paulo Portas causou um rombo financeiro ao país, num só dia, de mais de DOIS MIL MILHÕES DE EUROS, o equivalente ao preço de duas pontes Vasco da Gama. Gostaríamos de perguntar ao PS, ao PCP, ao Bloco de Esquerda, ao Tribunal Constitucional e a Mário Soares o que pretendem fazer de aqui em diante. Afundar de vez Portugal?! 

15:53. BCP está a cair mais de 16% !!!
Uma ação do BCP vale menos de 8 cêntimos. Isto quer dizer que é impossível imprimir uma unidade de participação do banco, pois o papel, a tinta e o trabalho necessários custam muito mais do que isso! O BCP foi destruído pelo bravo governo cor-de-rosa de José Sócrates, sem que ninguém, até agora, tivesse ido para a cadeia. Mas lá que o contribuinte tem pago os estragos das máfias e das tríades que rebentaram com o país, ó se tem! 

15:42. Paulo Portas abandona presidência do CDS? Hummmmm... Não acreditamos. Mas é o que faria de melhor!
Como é evidente, a putativa candidatura presidencial de Paulo Portas também já morreu. Depois do enorme estrago que causou à nação com o seu gesto traiçoeiro, irrefletido e prepotente, retirar-se da vida partidária é o único caminho que lhe resta. 

15:21. Os estragos de Portas são bem maiores e perigosos do que provavelmente sonhou...  

15:06. Ao bater com as portas, Paulo Portas abalou o frágil edifício da Eurolância.
Como é possível que uma partido minúsculo como o CDS-PP cause tamanhos estragos ao país? O homem-partido que é Paulo Portas (nem sequer se deu ao trabalho de informar previamente o seu partido que iria sabotar o governo e destruir a coligação, em nome, claro está, e uma vez mais, da sua sobrevivência política pessoal. Esta criatura tem uma notória propensão para o risco e para a traição. Que fazer com ela? Talvez arrumá-la no armário dos esqueletos do regime.

13:42. Presidente do Eurogrupo põe água na fervura.
FT: Jeroen Dijsselbloem, Dutch finance minister and president of the Eurogroup of eurozone finance ministers, said he did not believe a Portuguese crisis was in the offing.

14:37. WSJ: "Portuguese bonds and stocks led heavy declines in European markets Wednesday, after the resignation of Foreign Minister Paulo Portas triggered the worst political crisis since Portugal accepted an international bailout two years ago.

The chaotic selling especially pummeled Portuguese government debt, reflecting rising investor concern that a new Portuguese leadership would again seek aid from its euro-zone peers, and even, perhaps, a restructuring of the government's debt."

[...] On May 7, Portugal issued its first new government bond since taking the bailout in 2011. It raised €3 billion ($3.89 billion) from investors who accepted a yield of 5.67% amid what the government called "massive" demand.

Those buyers are now sitting on colossal losses.

[...] "The sharp movements in bond yields we are seeing this morning highlight the fact that investors were not expecting this political turmoil in Portugal," said Nicola Marinelli at Glendevon King Asset Management. "If this political instability can happen in Portugal then investors must be aware it can happen in other euro-zone countries."  


13:18. Paulo Portas já custou à banca portuguesa 2,4 mil milhões de euros. É mais do que duas pontes Vasco da Gama... Talvez fosse bom a Paulo Portas apanhar o avião para a Venezuela quanto antes! 

12:35. Parece que a Fronda Corporativa do Regime continua a trabalhar para recuperar todo o seu poder. Acontece, porém, que sem rendas externas vai ser difícil manter as mordomias e o populismo do costume. A menos que Obama tenha prometido algo que desconhecemos em troca de mais um século de servilismo :( 

9:29. Paulo Portas deveria anunciar no congresso deste fim-de-semana que o CDS-PP irá avançar com uma moção de censura ao governo na próxima semana. Se não o fizer, e se não anunciar entre hoje e amanhã que proporá esta medida ao congresso do seu partido, então sim, estaremos em plena farsa partidária, e Paulo Portas será o seu mestre de cerimónias e o principal responsável pelo imediato e criminoso colapso de Portugal.

António José Seguro ou diz o mesmo depois da reunião de hoje com Cavaco, ou será visto como mais um farsante. 

9:19. A queda do PSI-20 é a maior desde Abril de 2010 e os juros a 10 anos já estão acima dos 8%.

Como ontem perguntámos: estará Paulo Portas preparado para os custos da crise gravíssima que provocou? 


9:14. Reuters: "If his government does end up collapsing, as is now more likely, it will raise immediate questions about Lisbon's ability to meet the terms of the 78-billion-euro bailout it agreed with the EU and International Monetary Fund in 2011." 

8:28. Bolsas europeias com destaque para o IBEX de Madrid abrem no vermelho.

Quando se souber o custo para Portugal, para Espanha e para a União Europeia da cobardia política de Paulo Portas o CDS esfumar-se-à de vez.


Tempo de avançar rapidamente para a reforma e reestruturação partidária em Portugal. Precisamos de pelo menos mais um partido no parlamento.


O Partido Democrata buscará os consensos necessários para chegarmos rapidamente a esta recomposição das forças políticas representativas do voto popular e da vontade dos portugueses.
 


Terça-Feira 2 julho 2013

21:43. Tal como já se imaginava, os ministros do CDS demitem-se amanhã. A solução que resta ao PSD e a Passos Coelho é uma e uma só: substituir os ministros demissionários por ministros independentes coadjuvados por secretários de estado do PSD. Depois, à Assembleia da República as suas responsabilidades. O CDS morreu. Precisamos de novos atores partidários sem os vícios da partidocracia que conduziu Portugal à bancarrota. 

20:39. PCP exige eleições. PS exige eleições. Mas nenhum anunciou uma moção de censura para tal efeito. Ou seja, mais do mesmo de uma partidocracia incompetente, oportunista, irresponsável, cobarde e populista. 

18:59. Miguel Cadilhe: Os portugueses, "que estão a sofrer imenso", vão "sofrer ainda mais por causa deste desaire político".

Os lémures precipitam-se! É bem possível que o sistema partidário comece a implodir e saltem estilhaços aproveitáveis para novos agregados de ideias e vontade.

Sem novos partidos no horizonte imediato, nada mudará, e tudo piorará.

18:58. Se Passos for mesmo um Primeiro Ministro deverá remodelar o governo, reforçando a posição do PSD e dos independentes, afastando todo o CDS do governo. Deverá em seguida prosseguir com a política que considerar mais correta, tendo presente e contrariando até onde for possível a pressão da Troika. Deve deixar o problema da sustentação do governo ao parlamento. Será este, e não Passos Coelho que deverá assumir as responsabilidades pela precipitação da bancarrota do país!

18:48. Um dos principais especuladores do planeta já reagiu e teme pela evolução dos acontecimentos em Portugal.

JPM: "There are increasing reasons to be concerned about developments in Portugal, which has been the ‘forgotten country’ for much of the crisis.

[...]

At this stage it is still too early to tell how things will play out. These moves may prove to be about no more than tactical positioning, designed to highlight concerns about Alberquerque, the new Finance Minister, and to provide more leverage in a new Cabinet. In this scenario, we would expect the CDS-PP to use its moment of leverage to argue that Portugal should take a different approach ahead of the next Troika review on July 15th. There is some chance that the situation could be more serious however, and Portugal will be worth watching very closely in the next few days. The opposition Socialists have requested a meeting with the President for early afternoon tomorrow, and we may get more details from CDS-PP or the Prime Minister in the mean-time. If for whatever reason the CDS-PP were to withdraw its support, the Government would control only 108 seats in the 230 seat parliament. It would then need to either seek some broader coalition arrangement, or call new elections. At the moment risks appear elevated."

18:38. Na realidade, os juros da dívida começaram a subir logo que Gaspar anunciou a sua demissão... e foi uma das razões porque Portas, borrado de medo, se demitiu invocando a desculpa de menino sobre Maria Luís Albuquerque. Olhem para o gráfico! O Expresso tinha que titular a coisa como mais convém ao pattrão Balsemão, que aliás conspirou ativamente contra o governo em funções. A Troika atacou consistentemente a nomenclatura, dos sindicatos aos rendeiros do regime, nunca nos esqueçamos deste pormenor!)

16:41. PSI20 cai a pique com a queda do apavorado Portas e do governo (que se espera ocorra ainda hoje ou amanhã).

17:32. Portas desculpa-se com mentira ridícula: a escolha de Maria Luís Albuquerque. O NÚMERO DOIS esfumou-se borrado de medo com a perspetiva de ter que lidar com o que o esperava depois do xeque-mate de Vítor Gaspar. É simples e triste ao mesmo tempo :(

17:23. A coligação acabou!

É a leitura possível da ausência de membros do Governo do CDS na tomada de posse de Maria Luís Albuquerque.

17:22. O governo perdeu o pio! Nem Miguel Poiares Maduro, nem Pedro Lomba, foram capazes de dizer boa tarde, haverá notícias sobre a situação política em breve, o PM vai falar às 8 da tarde. Era simples, mas numa democracia caricata como a nossa, o espetáculo é este.

17:10. Como aqui quase se previu Paulo Portas não aguentou o xeque-mate de Vítor Gaspar!


O verdadeiro presidente da Junta afinal não tem nenhuma reforma do Estado no bolso, nem sabe onde arranjar a massa para pagar aos funcionários públicos em setembro ou outubro!

11:59. Edward Hugh: "Portugal's targets under the three-year bailout agreement called for a budget deficit below 3% of GDP this year and economic growth of 1.2%. Instead, the economy is expected to shrink this year by 2.3%."

Portugal's case is not THAT different from Greece. Portugal, like Greece, needed debt restructuring from the outset, and a longer programme (an extended financing facility EFF) rather than a 3 year Stand by Arrangement (SBA from the IMF). Instead the arrogance and stupidity of Europe's political leadership (including the Portuguese leaders themselves) insisting that the countries competitiveness problems were not that severe, and that debt restructuring was a "non issue" have lead to an over rapid fiscal adjustment generating a deeper than necessary depression and putting the long term future of the country at risk as the young and educated flee for safety. Naturally, in order to make the debt look "sustainable" over rosy growth numbers were churned out in Washington. Get ready for the next "mea culpa" from the fund.

10:53. A notícia do DN é uma história mal contada que o governo de Passos Coelho quer que a opinião pública engula. Que a saída do ministro das finanças estava no ar, e talvez até combinada em termos gerais, é uma hipótese credível. Mas quem decidiu a hora e impôs a Passos Coelho um 'sprint' inesperado até ao Palácio de Belém, e entalou Paulo Portas até aos t...., foi mesmo Vítor Gaspar.

10:39. Dívida soberana portuguesa a perder credibilidade, como já se esperava da demissão de Vítor Gaspar. A questão é saber como estarão as rendibilidades (yields) exigidas, amanhã, 48 depois desta demissão intempestiva. Ao contrário do que o governo quer fazer crer, Passos Coelho foi apanhado com as calças na mão. Maria Luís Albuquerque foi uma imposição, imediata e imediatamente acatada, da Alemanha. Todos queremos ver agora Paulo Portas salvar o país da crise. Ele, agora, é que é o presidente da junta!

9:56. Gaspar cometeu um erro fatal: começou pela expropriação fiscal, em vez de ter começado pela redução das rendas excessivas, pela renegociação e/ou anulação dos contratos leoninos das PPP, e pela reforma da despesa pública e do aparelho de estado. Este erro irá provavelmente comprometer a sobrevivência da atual democracia populista, burocrática e partidocrática. Só não sabemos se esta renascerá das cinzas, ou se implodirá simplesmente. No entanto, todos sabemos já, como Didier Sornett reforça nesta sua palestra TED, que estamos no meio (ou no princípio!) de uma queda financeira vertiginosa e global. O caso mais próximo e evidente é o colapso dos chamados países emergentes, de onde o capital especulativo começou a fugir. Não culpemos só Vítor Gaspar dos males que nos afligem. Todos nós apreciámos o passeio enquanto durou. Há criminosos nesta história que ainda nem sequer foram acusados, quanto mais julgados e condenados. Atrás de Gaspar virá...

9:04. A carta de demissão de Vítor Gaspar é um enorme embaraço para o governo, para a Oposição, e em geral para a corja corporativa e devorista que consumiu o país.

Ou muito me engano ou Maria Luís Albuquerque será uma mão mandada dos 'banksters' de Washington (sobretudo JP Morgan e Goldman Sachs) através dos mordomos indígenas do BES e Companhia. É bom que se saiba que a Goldman Sachs acaba vencer o último assalto da guerra pelo controlo do Banco de Inglaterra!!!

Sendo justo, Maria Luís Albuquerque talvez não esteja marcada para ser a mão da Goldman Sachs e do JPMorgan, 'oficialmente' representados no governo de Passos Coelho por Carlos Moedas e António Borges. Na realidade, a jovem ministra deverá ser a próxima pupila de Wolfgang Schauble, que aliás deve ter dito ao nosso imprestável PM que era esta menina que a Alemanha quer no lugar de Gaspar ou...

Paulo Macedo, ao contrário do que terá sugerido o NOVO 2 da freguesia lusitana, não é a figura indicada para arder na pira das Finanças. Paulo Macedo é uma reserva preciosa para o caso de o regime partidário colapsar — uma eventualidade cada mais provável.

9:02. Correção: Maria Luís Albuquerque talvez não esteja marcada para ser a mão da Goldman Sachs e do JPMorgan, 'oficialmente' representados no governo de Passos Coelho por Carlos Moedas e António Borges. Na realidade, a jovem ministra deverá ser a próxima pupila de Wolfgang Schauble, que aliás deve ter dito ao nosso imprestável PM que era esta menina que a Alemanha quer no lugar de Gaspar ou...

Paulo Macedo, ao contrário do que terá sugerido o NOVO 2 da freguesia lusitana, não é a figura indicada para arder na pira das Finanças. Paulo Macedo é uma reserva preciosa para o caso de o regime partidário colapsar — uma eventualidade cada mais provável.

Segunda Feira 1 julho 2913

19:11. A carta de demissão de Vítor Gaspar é um enorme embaraço para o governo, para a Oposição, e em geral para a corja corporativa e devorista que consumiu o país.

Ou muito me engano ou Maria Luís Albuquerque será uma mão mandada dos 'banksters' de Washington (sobretudo JP Morgan e Goldman Sachs) através dos mordomos indígenas do BES e Companhia. É bom que se saiba que a Goldman Sachs acaba vencer o último assalto da guerra pelo controlo do Banco de Inglaterra!!!

18:24. Depois da barraca dos SWAPs, que o doutor Gaspar escondeu dos eleitores, e porventura até do resto do governo, só havia uma saída, como ontem sugerimos: A DEMISSÂO DO MINISTRO DAS FINANÇAS.

Domingo 30 junho 2013

20:58. Se Vítor Gaspar soube dos SWAPs especulativos pela boca de Teixeira do Santos, em 2011, e nada fez, a não ser gaguejar e promover o FASCISMO FISCAL, então deve ser imediatamente demitido!



Última atualização: 7/7/2013 01:03

2 comentários:

  1. Nota: tanto o PS como o PCP como o BE não podem, durante esta sessão legislativa, ou seja, até depois das férias, digamos Setembro, levar a cabo uma moção de censura, uma vez que já o fizeram nesta Sessão Legislativa. O único que o poderá fazer é Portas, e que penso que será visto como oportunismo político, à medida do oportunista que o indivíduo é...

    ResponderEliminar